sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ter


Vamos aos fatos. De um lado você tem um cara que só mostra o que precisa. Mas a posiçao podia ser inversa.
Do outro você tem um cara sentado numa cadeira, as 3:44 da manhã pensando em escrever uma carta para um cidadão para poder salvar o que resta de respeito nele.
A pérola Edmundiana, do jogador de futebol Edmundo nos brinda : " O ter é mais importante do que o ser ".
A frase dita por ele faz parte da filosofia sartreana que explora o homen como verdade absoluta, como objeto de si mesmo, artífice do seu destino. Sartre era ateísta e pregou a morte de Deus desde o princípio. A liberdade em Sartre - é aí onde eu queria chegar - revela-se Necessária, porque o homem tem a capacidade de escolher tudo, Gratuita, porque não se considera valores prexistentes (cria seus próprios conceitos de valor) e Inocente, porque leva-se em conta que tudo aquilo que escolhe é bom, porque foi escolhido livremente.
A combinação destes preceitos toma em conta a filosofia Edmundiana e sartreana. Eles são os Deuses do mundo, porque sabem que aquilo que escolheram é o melhor, e aquilo é a ordem das coisas.
A filosofia sartreana tem um triste fim. Ao negarem tudo, negaram-se a si próprios, como partículas divinas, que o são, em essência e verdade.
Reflita se há alguém assim em seu meio de convivência. Mas cuidado para não assustá-la.

Nenhum comentário: